terça-feira, 21 de dezembro de 2010

* ..sobre Yule.. *


YULE
Solstício de Inverno, 21 a 23 de Dezembro: a Festa do Renascido

"Yule significa «roda», o símbolo do sol renascendo milagrosamente nesta época de total escuridão. Este renascido não se refere só ao sol físico, que parece renascer das trevas maternais, trazendo a esperança de novos dias, longos e cheios de luz. Não se refere só também à promessa de fecundidade dos campos que com os seus raios de luz e os dias em crescendo gradual garantem a fertilidade das hortas e dos pastos, mas sobretudo o Renascer da Alma na carne. O Renascido é a Alma desperta no Corpo. Ele é a Chispa Divina que soterrada no fundo da alma humana nossa mãe que nesta época do ano, em virtude de vários contextos cósmicos e terrestres, é mais fácil despertar como princípio motriz duma nova personalidade.

"A noite do Solstício, a noite mais longa do ano.
Agora, a escuridão triunfa: no entanto, recua e transforma-se em luz.
O fôlego da natureza está em suspenso: todos aguardam, enquanto dentro do caldeirão o rei da escuridão é transformado em criança da luz.
Aguardamos a chegada do amanhecer, quando a Grande Mãe dará à luz novamente a divina Criança do Sol, que é o portador da esperança e a promessa de Verão. Esta é a quietude atrás do movimento, quando o próprio tempo pára, o centro que também é a circunferência de tudo.
Estamos todos acordados na noite. Giramos a roda para que ela traga luz. Invocamos o sol do ventre da noite." * Starhawk

Símbolos no altar e no ritual: o caldeirão com vela a arder dentro dele, o cepo ardente, a fogueira na lareira, a árvore verde, a roda de azevinho e a hera entrançada. Pão com frutos secos."

in Agenda Lunarte 2010
o texto é da autoria de Gilberto de Lascariz e Melusine de Mattos, publicados na edição do Mandrágora - O Almanaque Pagão 2009 "Usos e Costumes Mágicos da Lusitânia", da editora Zéfiro.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

* sobre a Aranha.. *


"É a tecelã dos sonhos da humanidade. A sua teia engloba tudo aquilo que vive. Tece o destino dos homens e de todas as criaturas. É um guia que lhe permite dominar a arte de tecer os sonhos e a realidade numa amálgama que se revelará positiva para as suas realizações. Com a ajuda dela, aprenderá a materializar os seus desejos e a sonhar a sua vida."

(retirado do livro "Práticas e Rituais Xamânicos" de John Creek)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cadernos





Novos cadernos a sair da "fornalha"..
Pequenas coleções a definir

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cestos Palavreados













Cestos feitos em jornal.
Uma nova maneira de reciclar ;)
*


sexta-feira, 25 de junho de 2010

* ..sobre a oliveira.. *


"Desde sempre, a oliveira tem estado associada a práticas religiosas, a mitos e tradições, a manifestações artísticas e culturais, a usos medicinais e gastronómicos. Na antiga Grécia, as mulheres, quando queriam engravidar, passavam longos períodos de tempo à sombra das oliveiras. Da madeira das oliveiras faziam-se ceptros reais e com o Azeite ungiam-se monarcas, sacerdotes e atletas. Com as folhas faziam-se grinaldas e coroas para os vencedores.
A oliveira era considerada símbolo de sabedoria, paz, abundância e glória."

(Fonte: http://www.casadoazeite.pt/)


* o duelo de Atena e Poseidon *

Atena (Minerva) e Poseidon (Neptuno) disputaram entre si qual dos dois daria o nome à cidade que Cécropes, rei dos atenienses, havia mandado construir em Ática. Essa honra caberia àquele que fizesse coisa de maior beleza e significado.
Poseidon, com um golpe do seu tridente, fez nascer um cavalo alado e fogoso, de grande utilidade e muito importante. Atena, com um golpe de lança, fez nascer da terra uma oliveira em flor, que produzia alimentos, óleo e madeira. Os deuses, que presidiram a este duelo, decidiram em favor de Atena, já que a oliveira florida, além de muito bela, era o simbolo da paz. Assim, a cidade nova da Ática foi chamada de Atenas.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Postais



Está a sair uma nova "colecção" de postais.

São todos diferentes, e contêm uma citação na parte de trás, em formato semelhante ao que podem ver nas fotos.
Para verem com mais pormenores e lerem a mensagem que vem na parte de trás de cada um consultem: